Deixo-vos aqui com as histórias proibidas do conde Fly.

Aviso-vos logo, que o enredo
está manchado de sangue...
que as personagens
são depravadas e que os temas são,
no mínimo, imorais.

Portanto, vinde.

Desafio-vos.

Desça a página!

03 outubro 2009

Temos preconceito com preconceituosos?

Se eu te dissesse que sou preconceituoso, você iria começar a me ver de forma diferente não? Pois é, eu digo mais: todos nós somos preconceituosos.


Esse post é a minha resposta à matéria "O preconceito é filho da ignorância" feita pelo intelectual Dickson em seu blog idéias de giricos

Podem notar que esse fim de semana eu não tinha o que fazer e sair lendo tudo quanto é blog. Não sei se vocês leram o post que citei, mas numa parte ele fala que:

"Eu poderia dizer que ser hipócrita é ser antiético. Mas não, eu digo que a ética é hipocrisia.
É ético eu esconder meu preconceito contra homossexuais, negros, protestantes e etc, pois se eu demonstrá-lo será antiético(contradição interessante)".

Massa. Nessa parte eu concordo com ele até o fim, o erro que vejo foi quando ele afirma:

“Temos de nos livrar dessa praga! E como podemos destruir o preconceito se estamos tentando escondê-lo? Deixá-lo de lado não é o bastante! Não dar ouvidos a ele também não é o bastante, um dia o influenciará! Essa coisa tem de ser banida da nossa vida, da nossa mente.”

Não devemos e nem podemos nos livrar dessa “praga”. O preconceito, para mim, é uma espécie de defesa, durante nosso desenvolvimento aprendemos a temer o desconhecido ou “estranho”, (base da etnocêntria). E muitas vezes, ao contrário do que muita gente acha, o preconceito tem sim uma lógica
Ex: Ver uns moleques com olhos baixos, rosto levantado, que andam “abanando a bunda” e de “bonel” reto num beco deserto te encarando e você procurar se afastar deles.
Lógica: Acostumamos a ver a maioria dos pilantras com essas características, assim, generalizamos esses grupos temendo um assalto.

Para mim o que temos que abolir é a discriminação, a forma idiota do preconceito, achar que o mundo tem que girar a sua vontade, achar pessoas com características diferente das suas, inferiores.
Ex: Ver um companheiro negro ou gay que estuda com você como um ladrão, ou mesmo alguém menos capacitado.

Eu penso assim, Dickson acha que qualquer prejulgamento é errado... Então quem está certo? A parte excitante de uma discussão é essa, vamos ser doentios e defender nossa opinião até a morte do nosso último neurônio. Como diria o filosofo Márcio “O importante é o pensamento construído”.

Nenhum comentário: